FRAGILIDADE, TEU NOME É MULHER?
Dando continuidade a pesquisa sobre as múltiplas possibilidades cênicas em plataformas digitais, a 2 Mililitros Cia. Teatral estreou em setembro de 2020 o experimento cênico online FRAGILIDADE, TEU NOME É MULHER? As atrizes Júlia Mariano e Thiane Lavrador, sob a direção de Izabel Hart, se dividem em dois solos que acontecem simultaneamente.
Em FRAGILIDADE, TEU NOME É MULHER? o público, restrito a seis pessoas por sessão, escolhe no momento em que vai adquirir seu ingresso qual história assistir: Uma em Cinco ou Vinte Por Cento. A decisão determina qual atriz irá conduzir o experimento, de forma que a história será acompanhada por aquele ponto de vista, já que os solos se desenrolam de forma independente por chamada de vídeo através do aplicativo WhatsApp.
Nessa primeira etapa, as personagens fazem um panorama da situação pela qual elas estão passando, guiando o público através de suas histórias de vida, conduzindo-o pelos espaços de suas próprias casas num jogo que coloca em xeque o que é real e o que é ficção. O desenrolar das narrativas conduz os espectadores até o segundo aplicativo, Zoom, onde o grupo de seis pessoas e as duas atrizes se encontram.
Trechos de clássicos de Shakespeare
Baseado em fatos reais, sejam eles matérias jornalísticas, estatísticas, depoimentos enviados pelo público ou até mesmo extratos biográficos das atrizes FRAGILIDADE, TEU NOME É MULHER? explora o jogo entre a realidade e a criação. A dramaturgia construída pelas atrizes Júlia Mariano e Thiane Lavrador inclui a extensa pesquisa da 2 Mililitros Cia. Teatral em William Shakespeare.
A morte precoce do filho do autor inglês e trechos de A Tempestade, A Megera Domada e Otelo foram inspirações que permeiam os solos, sendo que o próprio título do experimento é um questionamento de uma fala de Hamlet. Para a diretora Izabel Hart, os textos de Shakespeare são atemporais. “Acredito que todo o imaginário ocidental passa pelo prisma do bardo, pois sua obra aborda ações e situações inerentes ao ser humano”, conta ela.
O espetáculo foi vencedor do prêmio de melhor produção no Festival WeDo de Teatro.
FICHA
TÉCNICA
TEXTO | Thiane Lavrador e Júlia Mariano inspirado por trechos da obra de William Shakespeare.
DIREÇÃO | Izabel Hart
ELENCO | Thiane Lavrador e Júlia Mariano
VOZ OFF DE "UMA EM CINCO"| Anderson Negreiro
CANÇÃO “Fragilidade, teu nome não é mulher” | Eugenia Cechinni
PRODUÇÃO | 2 Mililitros Cia. Teatral.
PLATAFORMAS UTILIZADAS | WhatsApp e Zoom
DURAÇÃO | 30 minutos
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA | 14 anos